Rádio Tv Planalto (Anápolis-Goiás) Whatssap: 62 99338-3405
Lula lamenta morte de estudantes da UFPA e motoristas em acidente na BR-153: ‘Que famílias encontrem conforto e amparo'
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Presidente Lula presta apoio a familiares das vítimas de acidente entre carreta em GO
O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva lamentou a morte de estudantes da UFPA e motoristas em acidente na BR-153, em Porangatu (leia a nota na íntegra ao fim do texto). Em nota publicada no site do Planalto, Lula disse que recebeu a notícia com profunda tristeza e manifestou solidariedade às famílias e amigos e a toda a comunidade universitária atingida.
"Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil", diz a nota.
Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram
No texto, Lula diz que recebeu a notícia com "profunda tristeza" e que a "tragédia resultou na perda irreparável de vidas" com "profunda tristeza". Nesta manhã, o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, também lamentou as mortes em uma nota de pesar.
"Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor", lamentou Vilela.
Nota do presidente Lula sobre o acidente na BR-153, em Porangatu
— Fotos: Divulgação/PRF e Reprodução/Instagram de Luís Inácio Lula da Silva
Entenda o acidente
O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (16), no km 2 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu dois dos quatro ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal de Pará (UFPA) e uma carreta.
Ainda de acordo com a PRF, os estudantes participariam do Congresso na União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. De acordo com a PRF, cinco pessoas morreram no acidente: o motorista do ônibus, três estudantes e o motorista da carreta.
Carreta envolvido no acidente em Porangatu, Goiás
Fotos: Divulgação/PRF
Segundo informações preliminares levantadas pela polícia, a carreta teria invadido a contramão e colidido de frente com o primeiro ônibus do comboio. Nele, estavam 25 alunos, dois motoristas e um orientador.
De acordo com a PRF, o segundo ônibus do comboio também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido e o passageiro da carreta foi socorrido com ferimentos graves.
De acordo com a Ecovias Araguaia, concessionária responsável pela via, os sobreviventes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal Henrique Santilo, em Porangatu, e para o Hospital Municipal de Alvorada, no Tocantins.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Acidente entre carreta, micro-ônibus e ônibus deixa cinco mortos na BR-153, diz PRF
ESTUDANTES: Comboio que levava estudantes do Pará para participar de congresso em Goiânia, diz PRF
'VIDAS INTERROMPIDAS': Governador lamenta acidente na BR-153 que envolveu estudantes da UFPA para congresso em Goiânia
Universidades lamentam as mortes
Em nota, a Universidade Federal de Goiás (UFG), lamentou as mortes e manifestou pesar pelo acidente que matou os três estudantes e dois motoristas. Além disso, a universidade informa que a reitoria informou que está em contato com a UFPA.
"Neste momento de dor, a UFG se solidariza com as famílias, amigos, professores e demais membros da comunidade UFPA e da UNE", diz a nota.
A UFPA, de onde o comboio saiu, também manifestou "profundo pesar" e disse que está mobilizada para oferecer todo o apoio às famílias e às vítimas envolvidas.
"A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil", manifestou.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Nota do presidente da República
Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes, ocorrido nesta quarta-feira, 16 de julho, no estado de Goiás. A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que iriam participar do Congresso Nacional da UNE, e motoristas de dois veículos.
Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil.
Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.